quarta-feira, 11 de maio de 2016

Família Caiado: o poder do coronelismo ao escravagismo (Por Thiago Muniz)

As frustrações com o novo regime [a República] podem ser resumidas no telegrama que, no dia 21 de dezembro de 1889, Felicíssimo do Espírito Santo Cardoso, ex-senador do Império e capitão da Guarda Nacional em Goiás, enviou ao filho Joaquim Inácio Cardoso, alferes do Exército e ativo participante da Proclamação da República no Rio de Janeiro. ‘Vocês fizeram a República que não serviu para nada’, reclamava o capitão. ‘Aqui agora, como antes, continuam mandando os Caiado.’ Joa­quim Inácio (...) seria o avô do futuro presidente da República Fernando Henrique Cardoso, cujo governo, mais de um século após a Proclamação da República, contaria em Goiás com o apoio do deputado Ronaldo Caiado, ex-presidente da UDR (União Demo­crática Ruralista) contra o MST (Movi­mento dos Trabalha­dores Rurais Sem Terra), que reivindicava reforma agrária, uma das muitas promessas adiadas pelo regime republicano”.  (Livro 1889 - Laurentino Gomes - Editora Globo)

O coronelismo foi um sistema de poder político que vicejou na época da República Velha (1889-1930), caracterizado pelo enorme poder concentrado em mãos de um poderoso local, geralmente um grande proprietário, um dono de latifúndio, um fazendeiro ou um senhor de engenho próspero.

Ele não só marcou a vida política e eleitoral do Brasil de então, como fez por contribuir para a formação de uma clima muito próprio, cultural, musical e literário que fez da sua figura um participante ativo do imaginário simbólico nacional.

O coronelismo nunca foi um sistema pacífico. A própria natureza do tipo de dominação que ele exercitava implicava na adoção de métodos coercitivos, ameaçadores, quando não criminosos. Goiás teve atuação marcante na época do coronelismo político e as lideranças se impunham não no âmbito estadual e, sim, nos municípios. O cacique político reinava no município, portanto, não no Estado. Do município, o líder impunha sua força.

Incorporado ao Brasil pelos bandeirantes que, partindo de São Paulo, ultrapassaram a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas e lutaram contra a coroa espanhola por mais um pedaço de Brasil, o Centro-oeste continua exibindo com nitidez as marcas do passado. Na trilha sonora dos vilarejos às margens dos rios pantaneiros, as polcas paraguaias são mais freqüentes que os acordes do samba ou da bossa-nova. 

As feições do povo se assemelham às dos índios bolivianos. Até outubro de 1977, quando Mato Grosso do Sul foi desmembrado de Mato Grosso, apenas o estado de Goiás completava a região - que só passou a ter relevância nacional com a inauguração de Brasília, nos anos 60. Mais do que partidos, a história política republicana do Centro-Oeste é baseada em personagens. Entre eles se destacam o temido Filinto Müller, em Mato Grosso, e os Ludovido e os Caiado, em Goiás.

A história política de Goiás é indissociável da saga de dois clãs rivais - os Ludovico e os Caiado. Do Império à Revolução de 30, os Caiado, tripulantes do Partido Republicano de Goiás (PRG), monopolizaram o governo.

CORONÉIS GOIANOS

Na antiga Capital do Estado, chamada Goiás Velho, dois coronéis reinaram absolutos: o fazendeiro Antônio Ramos Caiado, o Totó Caiado, patriarca de uma família rica e poderosa Caiado, que mandava e desmandava, nomeava o presidente do Estado, hoje denominado governador do Estado. Totó foi senador e nomeou os presidentes das províncias, hoje denominados municípios. Não se decidia nada, não se nomeava ninguém sem a aquiescência do senador Totó Caiado. Formado pela Faculdade de Direito de São Paulo, foi intendente (prefeito) municipal, secretário do Interior e Justiça e Segurança Pública e deputado estadual, deputado federal e Senador da República. Lutou ao lado das forças legalistas contra a Revolta da Armada (1893). Faleceu em Goiânia em 1967. É avô do deputado federal Ronaldo Caiado (DEM).

Ronaldo Caiado
Em Rio Verde, importante município do sudoeste goiano, o fazendeiro Antônio Martins Borges (Tonico) reinou absoluto como aliado da família Caiado. Com o fim da República Velha e a instalação da Revolução de 30, Antônio aliou-se politicamente ao seu genro, o jovem médico Pedro Ludovico Teixeira, que casara-se com sua filha, Gercina Borges. 

Em Rio Verde, floresceu o segundo coronel: Pedro Ludovico Teixeira, que depois ampliou sua liderança política pelo Estado inteiro, como interventor e governador de Goiás e também construtor da cidade de Goiânia. Pedro Ludovico projetou-se ao lide-rar, em Goiás, a Revolução de 1930, como político de confiança de Getúlio Vargas. Pedro Ludovico é a maior expressão da política de Goiás em todos os tempos.

FAMÍLIA CAIADO É ACUSADA DE TRABALHO ESCRAVO

Quatro carvoeiros foram submetidos a condições degradantes e jornadas exaustivas. Caso é o segundo envolvendo família do deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO).

O pecuarista Antônio Ramos Caiado Filho, tio do deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO), está entre os 91 incluídos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na atualização semestral da relação de empregadores flagrados com trabalho escravo, a chamada “lista suja”. Ele foi considerado responsável por submeter quatro pessoas a condições degradantes e a jornadas exaustivas na produção de carvão em sua fazenda em Nova Crixás, cidade localizada a 400 km de Goiânia e um dos redutos eleitorais da família. Os resgatados afirmaram que foram obrigados a cumprir jornadas de até 19 horas seguidas, “das 2h às 21h”, nas palavras de um dos trabalhadores.

Os carvoeiros trabalhavam no local há cerca de um ano quando equipe de fiscais do MTE, procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e agentes da Polícia Rodoviária Federal chegaram ao local, em abril de 2013. Os trabalhadores produziam carvão vegetal em 12 fornos, sem qualquer equipamento de proteção individual como máscaras ou luvas. Eles trabalhavam vestindo chinelos e bermudas, sujeitos a contato direto com o pó e a fumaça resultantes da queima do carvão.

Os trabalhadores também moravam no local, mas seus alojamentos estavam em condições precárias. A fiscalização apurou que eram barracos construídos “com placas de cimento e telha de amianto” próximos às carvoarias, “situação que somada ao forte calor da região (36º C) e à falta de ventilação dos locais, deixava quase insuportável a permanência dos trabalhadores”, de acordo com o relatório produzido. Além disso, as camas eram improvisadas e os colchões fornecidos estavam “imundos”. Os auditores fiscais também verificaram que as jornadas de trabalho iam muito além do regular. Uma das vítimas afirmou que trabalhava “das 2h às 21h e ainda acordava algumas vezes durante a noite para ‘corrigir os fornos’.

De acordo com o relatório de fiscalização, porém, “não há nenhum indício de que tal contrato fora firmado contemporaneamente à pactuação”, e que, além disso, ele não poderia ser considerado legal, porque não havia licença ambiental para a extração de madeira na área. A fiscalização concluiu ainda que o acordo “mais se assemelha à figura jurídica da parceria extrativista, em razão da existência de partilha de produtos e lucros da atividade desenvolvida”, já que o pecuarista também tirou proveito econômico da situação. Segundo os auditores, o produtor de carvão também removia árvores da fazenda de Antônio para transformar em carvão e, consequentemente, aumentar a área do pasto.

Após o flagrante, os advogados de Antônio entraram com processo na Justiça do Trabalho contra a Superintendência do Trabalho e Emprego de Goiás (SRTE-GO) e tentaram, via liminar, impedir que Antônio fosse incluído na “lista suja”, a exemplo do que fizeram a OAS e o grupo GEP. O pedido, no entanto, não foi aceito pelo juiz do caso. Ao entrar na relação, Antônio e os demais empregadores ficam impossibilitados de receber financiamentos públicos e de diversos bancos privados, além de não conseguir fazer negócios com as empresas signatárias do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo.

É o segundo caso de trabalho escravo envolvendo a família do parlamentar. Em 2010, 26 trabalhadores foram resgatados em fazenda de propriedade de Emival Ramos Caiado, primo do deputado e irmão de Antônio. O parlamentar, que cumpre sua quinta legislatura, foi um dos 29 deputados que votaram contra a PEC do Trabalho Escravo em 2012, e tem se pronunciado em favor da mudança da definição de escravidão contemporânea na lei brasileira. Hoje, este crime está previsto no Artigo 149 do Código Penal, que inclui a caracterização de escravidão por condições degradantes e jornadas exaustivas.

A aprovação da PEC do Trabalho Escravo, promulgada como Emenda Constitucional 81, é considerada uma ameaça pelos ruralistas porque a medida prevê a expropriação de propriedades onde for flagrado o trabalho escravo. Ronaldo Caiado, além de integrante da Bancada Ruralista, é um dos fundadores e ex-presidente da União Democrática Ruralista (UDR), entidade criada com o objetivo de garantir e proteger a propriedade privada no campo.






REFERÊNCIAS

  • Livro 1889 - Laurentino Gomes - Editora Globo
  • Heraldrys Institute of Rome - Brasão Caiado
  • Portal História de Goiás
  • Biblioteca Nacional
  • Site G1 Política
  • Revistas Veja, Istoé, Piauí



11 comentários:

  1. Grande vdd, meu avô sofreu na mão desses Caiados, perdeu terras e sabia de muita gente que perdeu também, pois os expulsavam de suas terras. Escravizavam os trabalhadores de suas imensas fazendas. Ronaldo Caiado é o lixo que sobrou dessa época. Sem contar que no meio político, agora quer se passar por "santinho" caminhando junto ao povo, sendo que ele foi um dos que votaram contra o impeachment de Color. Eita povo de memória fraca...

    ResponderExcluir
  2. Um dia não só A Família Caiado como as milhares e milhões de famílias por todo o mundo teram que presta contas com o justo Juiz o Deus dono de toda a terra. Não vai poder comprar esse Juiz pois ele não se vende com prata ou ouro. Como muitos juízes são comprados no Brasil e mundo a fora. Pois tudo que o homem plantar isso ele colhe

    ResponderExcluir
  3. A maior parte dos políticos tem seu lado suno

    ResponderExcluir
  4. Agora chegou a vez de Caiado como governador, já tá chicotiando os servidores públicos com ações irresponsáveis

    ResponderExcluir
  5. A covardia está no sangue dos Caiados.

    ResponderExcluir
  6. Que história de sofrimento do povo.

    ResponderExcluir
  7. Hoje vivo longe tenho ate outra nacionalidade mas minha familha no passado tambem foi vitima destes canalhas. Em 2018 Tive o vomito de o ver aqui em lisboa deu me vontade cuspilo ordinario..

    ResponderExcluir