quarta-feira, 1 de março de 2017

Pré Apuração do Carnaval RJ (Por Thiago Muniz)

Estou escrevendo aqui a poucos instantes da apuração do desfile do grupo especial do Rio de Janeiro.

A LIESA confirma que não haverá rebaixamento no grupo especial do RJ - Carnaval 2017.

A LIESA passou a mão por cima da incompetência. A decisão expõe uma característica da nossa sociedade que estamos querendo deixar pra trás: a tendência a quebrar contratos e desrespeitar as regras, dependendo de quem é o (des)favorecido.

Foi uma decisão muita mais cômoda do que com sabedoria. As 2 escolas devem ser responsabilizadas pela tragédia. Não foi uma simples tragédia, houve erros graves e os responsáveis devem ser investigados e punidos. Uma das punições deveria ser o rebaixamento de uma delas, dependendo da apuração das notas. Ao meu ver o fato de uma das escolas ser a Unidos da Tijuca pesou nesta decisão. Aposto que se a tragédia tivesse sido só com a Tuiuti ela certamente seria rebaixada.

Não é vergonha nenhuma disputar o acesso do RJ. Império Serrano, 9 vezes campeã do Carnaval, está lá. A exemplo da Viradouro, Estácio de Sá entre outras agremiações que já foram campeãs do Carnaval.

Se o problema fosse algo universal, fosse um problema em que todas as escolas tivessem sido prejudicadas, ou pelo menos um terço, e a medida beneficiasse a todas elas, seria outra história. Um erro individual (Constatado pela perícia da Polícia Civil) jamais pode ser beneficiado.

A LIESA não foi correta, a medida não foi correta, e jamais nos esqueceremos deste dia 1° de Março de 2017.

As escolas são culpadas pelos acidentes e não pagam por isso? Além da sanção criminal, tinham que arcar com o rebaixamento! Por mais triste que tenha sido, a Unidos da Tijuca é responsável pelo desabamento parcial da alegoria; a Paraíso do Tuiuti responsável pelo acidente com o carro dela.

As escolas deveriam sim serem responsabilizadas pelos seus atos até mesmo para que novas coisas sejam evitadas. Põem um carro mal estruturado na avenida, ele desaba, fere pessoas e nada acontece com a escola?

Fatalidade é diferente de irresponsabilidade!

Bem... mais um 7x1 na cara da sociedade principalmente na comunidade carnavalesca, em fator da impunidade.

Apuração chegando, elejo as favoritas ao título: Beija-Flor, Salgueiro, Mocidade e Portela. Fizeram desfiles muito técnicos, sem erros e com enredos muito fortes e de raíz, foi uma missão complicada para o corpo de jurados.

Pós apuração tem mais...































BIO


Thiago Muniz é colunista do blog "O Contemporâneo", dos sites Panorama TricolorEliane de Lacerdablog do Drummond e Mundial News FM. Apaixonado por literatura e amante de Biografias. Caso queiram entrar em contato com ele, basta mandarem um e-mail para: thwrestler@gmail.com. Siga o perfil no Twitter em @thwrestler.





Nenhum comentário:

Postar um comentário