quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

A incapacidade moral de Jose Serra (Por Thiago Muniz)

O rebaixamento moral do Brasil perante o mundo após o golpe e a absoluta incapacidade de José Serra de entender a complexidade da geopolítica internacional vão marcar sua passagem pelo Itamaraty.

Indiscutivelmente o Brasil dá exemplo ao mundo de como o estado brasileiro é tão corrupto e seus componentes são perversos e caras de pau, vai ser muito difícil uma recuperação da credibilidade, a não ser que haja uma revolução nos costumes e comportamentos do cidadão e isso leva muito tempo.

José Serra deve achar que diplomacia é só estender o tapete para os Estados Unidos e a Europa. Ele não compreendeu que há uma multipolaridade crescente no mundo. Ele também não sabia que ampliar as relações com a África e a América Latina não significa necessariamente distanciar-se do primeiro mundo.

A função dele foi ridicularizar o Brasil no cenário internacional. E isso fez bem feito, cumpriu a sua missão.

Durante a sua gestão no Ministério das Relações Exteriores, Serra tornou-se um criador de casos na América Latina. Por razões ideológicas, trabalhou abertamente pela derrubada de Nicolás Maduro do governo na Venezuela. Até conseguiu, com um golpe jurídico, impedi-lo de assumir a presidência rotativa do Mercosul.

No Senado, Serra foi um dos maiores entusiastas do impeachment de Dilma Rousseff. Tentou cacifar seu nome para o Ministério da Fazenda de Temer, mas ao cabo contentou-se com a chefia do Itamaraty. Como chanceler de um governo não eleito pelo voto popular, tornou-se alvo de recorrentes protestos da oposição, dentro e fora do País.

Agora não sendo mais ministro, não terá foro privilegiado. E os 23 milhões da delação da Odebrecht? Ele continuará nas mãos de Sérgio Moro ou assim como José Sarney cairá na mãos do STF?

Cenas dos próximos capítulos...







































BIO


Thiago Muniz é colunista do blog "O Contemporâneo", dos sites Panorama TricolorEliane de Lacerdablog do Drummond e Mundial News FM. Apaixonado por literatura e amante de Biografias. Caso queiram entrar em contato com ele, basta mandarem um e-mail para: thwrestler@gmail.com. Siga o perfil no Twitter em @thwrestler.


Nenhum comentário:

Postar um comentário