quarta-feira, 15 de março de 2017

Reforma da Previdência é CRIME (Por Thiago Muniz)

Todos os governos que foram eleitos após a redemocratização tentaram reformar a Previdência Social com a alegação de que ela é deficitária e a qualquer momento pode explodir. O atual, tendo à frente, Michel Temer, vem agora como uma avalanche a atacar os direitos dos aposentados e dos trabalhadores. A proposta de emenda à Constituição (PEC 387/2016) tramita na Câmara dos Deputados e já recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça.

Há dois objetivos nesta reforma. Primeiro é o da retirada de direitos dos trabalhadores, enrijecendo as regras para a concessão de aposentadorias, aumentando a idade mínima para 65 anos, desvinculando a correção dos benefícios previdenciários do salário-mínimo e do crescimento do PIB. A reforma vai prejudicar a todos os aposentados, os trabalhadores da ativa e aqueles que se preparam para entrar no mercado de trabalho. O segundo objetivo é para beneficiar o sistema financeiro e os bancos. A estratégia é desmoralizar a previdência pública brasileira para fortalecer a previdência privada.

É óbvio que precisamos de uma reforma, mas não essa que ferra os pobres e ironicamente os paneleiros.

Será que não perceberam ainda que nunca conseguirão se aposentar, pois o mercado de trabalho descarta a maioria após os 50 anos de idade? E isso ocorre não apenas com trabalhadores de baixa qualificação. E os mais pobres que começaram aos 14 anos: um trabalhador braçal vai aguentar até os 65 anos? E quem vai conseguir trabalhar 49 anos pra ter aposentadoria integral do INSS? Mulheres se aposentando com a idade dos homens e perdendo parte das pensões?

E tudo isso junto com o fim da CLT e a implantação da terceirização irrestrita que tendem a precarizar o mercado de trabalho ainda mais. Temos primeiro que acabar com os privilégios dos parlamentares, do judiciário, do legislativo e dos políticos com suas aposentadorias vitalícias de marajás.

Temos que baixar essa taxa de juros insana que consome muito mais do Orçamento Federal que o "déficit" da previdência, que na verdade inexiste se o governo apertasse a cobrança dos sonegadores e parasse de tirar recursos da Seguridade Social pra tapar buracos do Tesouro, como o gasto absurdo com os juros decorrente da mais alta taxa do planeta em plena recessão, onde a inflação só caiu por conta da crise.

Mas quem apoia tudo isso pode demonstrar o seu apoio e passar hoje no RH e na agência da Previdência mais próxima e abrir mão de todos os direitos agora. Topam?

Atualmente, temos 9 pessoas economicamente ativas que trabalham pra que cada idoso consiga receber sua aposentadoria. A questão é que essa Previdência estatal obrigatória é uma pirâmide financeira que está desabando, é uma enganação, é uma imposição fracassada e um péssimo negócio para seus beneficiários que terão que trabalhar cada vez mais tempo para receber uma "esmola" cada vez menor.

Se faltar grana para pagar a aposentadoria dos que construíram esse país que tirem do orçamento como fazem para pagar as mordomias dos políticos e os roubos absurdos que eles fazem. A incompetência, a disputa do poder pelo poder, a ganância da corrupção, a falta de vergonha na cara de quem governa, independentemente de partido político, a apropriação do Estado por grupos como fosse um bem privado, leva, sem dúvida alguma, qualquer país do mundo ao fundo do poço.

Com essa onda improdutiva, estou pessimista. A maré está contra o Brasil. Há grandes chances da Reforma da Previdência acontecer e os escândalos políticos terminarem em pizza. Muito triste com esse retrocesso agudo no país.

======================================================================

Para refletir:

Retweeted Ana Vilarino (@AnaVilarino1):

Mídia noticiando q a greve tá atrapalhando vc chegar no trabalho? Se a ref. da previdência passar vc vai ter a velhice inteira pra trabalhar










BIO


Thiago Muniz é colunista do blog "O Contemporâneo", dos sites Panorama TricolorEliane de Lacerdablog do Drummond e Mundial News FM. Apaixonado por literatura e amante de Biografias. Caso queiram entrar em contato com ele, basta mandarem um e-mail para: thwrestler@gmail.com. Siga o perfil no Twitter em @thwrestler.


Nenhum comentário:

Postar um comentário