sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

A ESQUERDA NÃO SE ELEGE SOZINHA! (Por Tico Santa Cruz)

A esquerda Brasileira parece que entrou na Caverna do Dragão e não entendeu que está caminhando em círculos e vou te provar que SOZINHA, ela não chegará em lugar nenhum. 


Primeiro: É preciso desfazer esse mito de que o Pobre tende a candidatos de esquerda. 

O Pobre tende a quem percebe que ele precisa colocar comida na mesa e oferece meios pra isso. O Governo Lula criou o Bolsa Família e conseguiu distribuir renda a muita gente que estava, inclusive passando fome, e isso fez com que se tornasse uma referência. Outros programas sociais foram importantes e ajudaram a fazer a pirâmide social se transformar, ainda que não como deveria. MASSSSSS... Lula só conseguiu fazer isso porque tinha partidos de CENTRO atuando com ele. Primeiro se alinhou com o PL e tinha seu VICE PRESIDENTE - José Alencar.  Depois Lula precisou do PMDB para Governar ao longo de seus 2 mandatos e ao lado deles e muitos outros aliados do CENTRO, fez um GOVERNO DE COALIZÃO. 

Sozinho JAMAIS teria chegado a presidência pelas mãos apenas da ESQUERDA. 


Segundo: O retrato do Brasil de hoje é MUITO DIFERENTE, do que foi entregue por Lula a Dilma, que por sua vez tinha seu VICE - MICHEL Temer (PMDB), que ficou quietinho no primeiro mandato, mas depois junto com outros partidos de CENTRO, acabou dando um Golpe, diante do cenário econômico e judicializado que permeava o Brasil! 

Repare, a ESQUERDA SOZINHA não foi capaz de evitar o impeachment. Antigos aliados inclusive votaram a favor da derrubada da Presidenta. O que comprova que, sem reforços fora de seu campo ideológico, não se elege e nem se protege uma cadeira no executivo. 


Hoje as igrejas neopentecostais fazem um trabalho muito mais eficiente entre os pobres que a esquerda que fica se matando nas redes sociais. Os Partidos perderam protagonismo, os Sindicatos não tem a mesma força e os movimentos sociais e estudantis, são importantes mas não dialogam tão bem com a população menos favorecida como dialogam os pastores. 

Isso já era verdade LÁ ATRÁS, quando Lula esteve próximo ao Bispo Macedo e Dilma colocou Crivella como Ministro. Outros pastores ou políticos da bancada evangélica já foram aliados importantes dos governos Petistas. 

Nome disso é POLÍTICA. 

E para chegar ao poder novamente o próximo presidente terá de dialogar muito bem com esses representantes e essa parcela cada vez maior da população. 


Terceiro: Após todo período em que a esquerda foi MACIÇAMENTE criminalizada, seja por conta dos escândalos ocorridos ao longo dos Governos Petistas, quanto por ações coordenadas por setores que desejavam o poder e já não aceitavam mais a CONCILIAÇÃO proposta pelo PT e se aproveitaram dos problemas na economia, mais a dificuldade de articulação política de Dilma, que não aceitou ( COM RAZÃO) se curvar as Manobras de EDUARDO CUNHA e outros representantes do mesmo CENTRO E DIREITA, acabou por se desenhar a tempestade PERFEITA, que sob a MENTIROSA alcunha de “luta contra a corrupção” ganhou as ruas e se tornou um movimento enorme abocanhado pela direita e posteriormente pela EXTREMA DIREITA, até desembocar em Bolsonaro em 2018. 


Alguém tem dúvida de que milhares de pobres votaram no Bolsonaro? 

Seja sob a crença de que ele seria a “nova política” ou pela ótica do representante que colocaria ORDEM no país, através de seus discursos inflamados e cheios de ódio, que atendiam a uma demanda relacionada a questão da segurança pública e também da narrativa de “combate à corrupção” que foi desenvolvida de forma a criar uma atmosfera insustentável de ódio ao PT e consequentemente a toda esquerda. 


Bolsonaro se elegeu pelo ódio ao PT. 

Todo mundo sabia disso, mas aparentemente o partido achou que seria capaz de superar o antipetismo. Moro colocou Lula na cadeia, na véspera das eleições e acabou dando de bandeja a narrativa perfeita para eleger quem hoje nos governa! 


Lula é santo? 

Certamente não! Mas sua prisão por conta de um Tríplex e toda a história kafkaniana que o jogou dentro da cadeia pelas mãos de Sérgio Moro, com certeza não formam elementos suficientes para o ajuste de contas com a história, que mais cedo ou mais tarde, virá à tona. O que não significa que em outros processos, venha a ser comprovado - Com provas - que o PT se envolveu em corrupção para sustentar tentáculos de GOVERNABILIDADE. 


Resumindo, o Povo passou a enxergar a esquerda como Corrupta e a direita - que GOVERNOU ATRAVÉS DE CORRUPÇÃO E até DITADURAS - esse país por 500 anos, como um caminho viável para a mudança. 

Não são poucas as pessoas que acham que são de Direita porque passaram a odiar o PT e “como o PT é de esquerda, logo sou de direita”. 

Escrevo isso sem medo de errar a narrativa, porque 90% das pessoas que se dizem “direita” não tem a menor ideia dos princípios liberais, “neoliberais”, no que tange as pautas e agendas econômicas, e se apegam aos preceitos “conservadores” no que diz respeito as pautas MORAIS. 


Diante desse cenário, a esquerda realmente acha que consegue eleger um presidente da câmara ou do Senado, que seja de esquerda? 

Na configuração imposta a esse congresso nas eleições de 2018? 


Se você respondeu que sim, lhe afirmo: estás DELIRANDO!!! 

Juntando todos os partidos de esquerda, não conseguem parar nem as pautas mais malditas que retiram os direitos dos trabalhadores. 

Em suma, hoje o jogo que se joga no Congresso ou nas urnas, deve ser PRAGMÁTICO, para que se consiga REDUÇÃO DE DANOS! 


O que isso significa? 

Que se você vir um deputado ou senador, dizendo que não vai se aliar ao Centro, para vencer o candidato escolhido por BOLSONARO, para disputar a presidência das casas, ele estará jogando apenas PARA A TORCIDA. Não está empenhado em evitar o Pior, porque SABE que é impossível uma chapa de esquerda vencer qualquer coisa no Congresso nacional sozinha. 


Dito tudo isso, quero expressar você que chegou até aqui que não há alternativa viável para vencer o candidato do Governo, se não através da chapa articulada por Rodrigo Maia. 

E ponto final pra esse assunto! 

Ou a esquerda se alia a ele para vencer Bolsonaro ou vai mais uma vez entregar de bandeja, por UM PURISMO CÍNICO, o poder a esse verme! 


Logo, amigos e amigas, comecem a entender que assim como nessas eleições para o comando do Congresso, como para as próximas eleições em 2022 - não existe a MENOR chance da esquerda chegar ao poder executivo se aliando apenas a partidos de esquerda! 

Se você acha o contrário, melhor revisar sua lógica ou então se desconectar da visão Romântica de DCE. 


Não vou nem entrar na questão do Antipetismo, para não magoar os colegas petistas! Porque esse é um assunto delicado e muita gente não está preparada para esse debate! 


A esquerda NUNCA teve tradição de eleger lideranças ao executivo do país, a não ser nos últimos 14 anos em que o PT esteve no poder e se aliando a quem se aliou! 

Perdeu a chance de fazer as reformas que tanto clamam hoje e jogou todo mundo no mesmo barco que estávamos em 2001 quando para vencer, Lula teve de se aliar ao CENTRO. 


Voltamos no tempo, só que agora com um agravante! Temos um Governo de EXTREMA DIREITA para derrotar e me recuso a ficar de papinho furado com “purista” num momento em que se exige mais pragmatismo que nunca! 


Faça a leitura correta do cenário que estamos vivendo e então você chegará a conclusão que comprova minha tese: A ESQUERDA NÃO SE ELEGE SOZINHA! 


Fim de papo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário