segunda-feira, 25 de julho de 2016

O descaso com a Baía de Guanabara (Por Thiago Muniz)

A Baía de Guanabara não é lixeira nem latrina.

Ecobarreiras e Ecobarcos jamais serão solução. Chega de vexame!

Falta um plano integrado de despoluição e saneamento, uma política de Estado (e não de governo) que mobilize a sociedade.

Os Jogos passam. A Baía fica.

O que virá depende de nós. Em outubro tem eleições.

Os 16 municípios que circundam a Baía terão novos prefeitos e vereadores.

O que eles acham do esgoto (18,4 mil litros por segundo) e do lixo flutuante (90 toneladas por dia) que despejam nesse magnífico ecossistema?

Isso só fará diferença para eles se fizer antes para você!

A cidade maravilhosa vai expor para o mundo inteiro tudo aquilo que o governo tenta esconder com enganações. A Educação abandonada ao longo dos anos fez com que se formasse gerações sem o mínimo respeito à Mãe Natureza.

E agora com esta ideia de Escola sem Partido vão dizer que ensinar sobre a preservação ambiental é fazer campanha do Partido Verde. Não consigo ver nenhuma melhora com políticos corruptos e educação sendo manejadas por este mesmos políticos. É muito difícil quem não teve educação, educar.

Os órgãos ambientais estão corrompidos. Um empresário de Cachoeiras de Macacu deu entrada no licenciamento no INEA de uma empresa de coleta de esgoto. Foi em 2012! Em maio de 2016 pediu a licença de operação . Disseram à ele que levaria no mínimo 6 meses mas entregaram a ele dois cartões de empresas que poderiam acelerar o processo. Pediram R$45.000,00.

Vergonhoso é saber que este povo joga tudo no rio, na baía e depois quando chove e inunda a área onde mora quer receber aluguel social... cuide da sua casa, por fora e por dentro.

Independente de ações elaboradas, patrocínios e milhões gastos, nada disso vai adiantar se o povo não deixar de jogar lixo nas águas, nas encostas, nas ruas e em tantos outros lugares que não são locais para lixo. O papel de bala que você joga no chão se tornará parte de toneladas de lixo se todo mundo fizer o mesmo. Façamos a nossa parte!

O mesmo que reclama do lixo é o que descarta irresponsavelmente. Já estive em várias capitais do país, o Rio só perde para São Paulo em termos de conscientização. O lixo não é responsabilidade do estado e sim de todas as comunidades do Rio e as piores não estão nos barracos em morros e sim condomínios fechados.

Hoje, as águas turvas e poluídas que receberão as provas de vela das Olimpíadas 2016 são o retrato do descaso: do lixo não coletado e do esgoto doméstico e industrial vindo de 16 cidades da Região Metropolitana do Rio, das quais 13 não o tratam devidamente.

Projetos de despoluição existem desde a década de 90, mas são extremamente lentos e incompletos na execução. Só nos últimos 20 anos, mais de R$ 10 bilhões em empréstimos foram gastos em programas de limpeza.

A promessa era de "coletar e tratar 80% de todos os esgotos" lançados na Baía até 2016. Mas o compromisso olímpico frustrou. Atualmente, só 49% do esgoto jogado na Baía recebe tratamento, segundo dados do governo. O restante tem passe livre para poluir.

Para abalar ainda mais a credibilidade da promessa, recentemente, uma análise da qualidade da água encomendada pela agência de notícias AP encontrou níveis perigosamente altos de vírus e bactérias de esgoto humano em locais de competições olímpicas e paralímpicas. A notícia, naturalmente, assustou os atletas olímpicos e especialistas internacionais.

Agora, o governo diz que precisa de mais 15 anos (e de mais recursos) para recuperar toda a área. Na última quinta, o estado fluminense anunciou um novo plano de despoluição da Baía, que contará com a participação de sete universidades e três centros de pesquisas.

Desta vez, a meta é despoluir a Baía de Guanabara até 2030. A conferir.





















BIO

Thiago Muniz tem 33 anos, colunista dos blogs "O Contemporâneo", do site Panorama Tricolor e do blog Eliane de Lacerda. Apaixonado por literatura e amante de Biografias. Caso queiram entrar em contato com ele, basta mandarem um e-mail para: thwrestler@gmail.com. Siga o perfil no Twitter em @thwrestler.




Nenhum comentário:

Postar um comentário