quarta-feira, 29 de junho de 2016

Renovar é preciso (Por Thiago Muniz)

A imagem cultivada há décadas no país é a de que o jogo político é nocivo, perigoso. Absolutamente verdadeira se levados em consideração os acontecimentos que vêm a público ultimamente.

Numa época em que se fala na necessidade de renovação, de termos novos quadros no espaço político brasileiro é bastante perturbador percebermos que aqueles que poderão se tornar os nossos representantes num futuro próximo não se mostram minimamente interessados na chamada vida pública.

As causas? Simples.

Basta levarmos em conta os muitos casos de corrupção, de malversação de dinheiro público, de relações entre parlamentares e pessoas envolvidas em ilícitos penais. Esses fatos levaram ao quase completo descrédito de boa parte da população na seriedade da atividade política.

A renovação política se faz necessário nesse péssimo cenário de representação parlamentar que vivemos atualmente. Muitos políticos de plantão só pensam em levar vantagem em tudo.

Para mudar essa situação precisamos da união dos cidadãos, mobilização social e atitude para fazer surgir novas lideranças populares. Precisamos incentivar nossos familiares, vizinhos, amigos, colegas que tenham ideias novas e vontade de fazer da política uma fonte de transformação da sociedade a entrarem num partido e se candidatar a um cargo público.

Tudo isso leva a concluir que alguma coisa precisa ser feita com a maior urgência se queremos um panorama político limpo e confiável voltado realmente para os interesses da sociedade. Chegar a esse ponto não parece ser uma tarefa das mais difíceis, pois depende exclusivamente do interesse da comunidade em escolher candidatos que tenham provado, ao longo de sua atividade parlamentar, probidade e verdadeira preocupação com os problemas nacionais. 

E, no caso dos novos candidatos, votar naqueles que tenham propostas sérias e viáveis, ao contrário dos muitos absurdos e despropósitos que ouvimos nos programas de propaganda eleitoral veiculados pelos meios de comunicação.

Falar em renovação na atividade política é, sem dúvida, um lugar comum repetido a cada período eleitoral. E o mais comum é que os próprios candidatos, mesmo aqueles que têm um passado político no mínimo nebuloso, são os primeiros a pregar a necessidade de correção e honestidade no meio político. Nada de muito estranho, já que ser cara de pau é um direito de qualquer cidadão, mas, no parlamento, isso não deve ser incentivado e nem posto em prática, principalmente por parte de quem vai agir no sentido de melhorar a vida da população.

O que fazer, então? 

Cabe a nós, eleitores, agirmos com consciência e escolhermos o nome daqueles que, por seu passado e por suas propostas forem dignos do nosso voto. E, mais que isso, acompanharmos a atuação daqueles em quem votamos. É a consciência política de cada um de nós levará ao início do processo de mudança e à esperança de um futuro melhor.

Renovar é...
  • Reconhecer os fatos das grandes obras do passado, mas seguir em frente inovando.
  • Entender que é preciso um jeito novo de fazer, atendendo a coletividade com transparência e zelo pelo bem público.
  • Ter a compreensão das reais necessidades do povo, abrigando-os com programas de moradias, criando trabalho e emprego e dando dignidade a pais e mães de família.
























BIO

Thiago Muniz tem 33 anos, colunista dos blogs "O Contemporâneo", do site Panorama Tricolor e do blog Eliane de Lacerda. Apaixonado por literatura e amante de Biografias. Caso queiram entrar em contato com ele, basta mandarem um e-mail para: thwrestler@gmail.com. Siga o perfil no Twitter em @thwrestler.




Nenhum comentário:

Postar um comentário