segunda-feira, 10 de abril de 2017

A transformação humana através de Nitiren Daishonin (Por Thiago Muniz)

Vivemos num mundo cada vez mais hostil e inóspito, onde a ganância e o egoísmo tomam conta de nossas vidas cada vez mais. Para isso, precisamos nos fortalecer mentalmente e internamente para suportar os desafios do dia a dia com muito foco e determinação.

Foi quando encontrei o Budismo de Nitiren Daishonin, onde preza pela transformação humana. O foco passa a ser em si, em acreditar no seu próprio potencial, a fé nas pessoas.

A fé está no crescimento individual e não em forças ocultas e/ou invisíveis, como outras religiões pregam (total respeito as outras religiões, fique bem claro!).

O Budismo de Nitiren Daishonin fundamenta-se na afirmação de que todas as pessoas têm o potencial de atingir a iluminação. Esta idéia é a epítome do Budismo Mahayana, uma das duas principais divisões do Budismo. Surgiu na Índia após a morte de Sakyamuni, através de um movimento de popularização dos ensinos do Buda. Seus discípulos não se isolaram da sociedade como alguns grupos budistas anteriores. Ao invés disso, lutaram para a propagação em meio ao povo e para auxiliar as outras pessoas no caminho da iluminação. Portanto, Mahayana é caracterizado pelo espírito de benevolência e altruísmo.

Nitiren Daishonin definiu a lei universal como Nam-myoho-rengue-kyo, uma fórmula que representa o fundamento do Sutra de Lótus e é conhecida como Daimoku. Além disso, ele deu concreção à lei, inscrevendo-a num pergaminho - Gohonzon - para que as pessoas pudessem colocar a essência da sabedoria budista em prática e desta forma atingir a iluminação. No tratado intitulado "O Verdadeiro Objeto de Adoração", ele concluiu que crendo e orando Nam-myoho-rengue-kyo ao Gohonzon, que é a cristalização da lei universal, revelar-se-á a natureza de Buda inerente em todos os indivíduos.

Todos os fenômenos estão sob a infalível lei de causa e efeito. Conseqüentemente, o estado de vida de um ser - seu destino, em outras palavras é a consequência de todas as causas prévias. Através da oração do Nam-myoho-rengue-kyo, a pessoa está criando a causa suprema, que pode compensar os efeitos negativos do passado.

A iluminação não é mística nem transcendental como muitos supõem. Antes, é uma condição de máxima sabedoria, vitalidade e boa sorte, na qual o indivíduo pode moldar o seu próprio destino, encontrando plenitude nas atividades diárias e entendendo a missão de sua vida.

Quando sua determinação muda, tudo o mais começa a se mover em direção ao seu desejo. No momento em que você resolve ser vitorioso(a), cada nervo e cada fibra de seu corpo começam imediatamente a orientar-se, eles próprios, em direção ao seu sucesso. Por outro lado, se você pensa que " isto nunca vai acontecer," neste mesmo momento, cada célula de seu corpo será deflacionada e parará de lutar. Então, tudo se moverá em direção ao fracasso.

Tanto o budismo como a vida são uma batalha de vitória ou derrota. Não é exagero dizer que o budismo foi exposto para possibilitar todas as pessoas triunfarem na batalha fundamental da própria vida — a luta entre o Buda e as funções do mal. Será que derrotaremos as funções maléficas e atingiremos a iluminação? Ou sucumbiremos a elas e viveremos encobertos pela escuridão e ilusão?

O propósito principal da prática budista é conquistar a vitória nessa batalha fundamental.

Qualquer pessoa que tenha feito alguma vez uma determinação, descobre que com o tempo a força daquela resolução desaparece. No momento em que você sentir isso é quando você deve 'refrescar' aquela determinação. Diga a si próprio: "O.K! vou começar de novo!" Se acontecer novamente mais sete vezes, tente a oitava. Nunca desista quando sentir-se desencorajado - apenas renove sua determinação a cada vez que isto aconteça.

Enfim, este foi um pouco da doutrina sobre o Budismo de Nitiren Daishonin. 

Segue o link da BSGI, organização que administra e propaga a doutrina pelo Brasil. 

Espero que tenha curiosidade.


















BIO


Thiago Muniz é colunista do blog "O Contemporâneo", dos sites Panorama TricolorEliane de Lacerdablog do Drummond e Mundial News FM. Apaixonado por literatura e amante de Biografias. Caso queiram entrar em contato com ele, basta mandarem um e-mail para: thwrestler@gmail.com. Siga o perfil no Twitter em @thwrestler.



4 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho e gratidão por compartilhá-lo. Boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcos! ÉS a minha forma de gratidão com a doutrina.

      Excluir
  2. Excelente Thiago!!!! Fico feliz com o seu entendimento e dedicação!!

    ResponderExcluir