quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

A Fúria dos fidalgos que saíram do armário (Por Thiago Muniz)

A palavra fidalgo, significa, etimologicamente, a aglutinação de filho-de-algo. Era uma designação que, em termos gerais, designava a camada social que tinha o estatuto de nobre hereditária, juntamente com os titulares, os Senhores de terras, com jurisdição, e os Alcaides-mores.

A intolerância política está crescendo no Brasil. O músico foi constrangido, assediado moralmente e atacado verbalmente. Toda pessoa pública que participa do debate está sujeita a ouvir críticas à sua posição, mas elas devem ser feitas com civilidade.

O que mais impressiona – e preocupa – na agressão verbal que um grupo de garotões cuja profissão principal é ser filho de pai rico lançou contra Chico Buarque na noite da segunda-feira, 21 de dezembro? Três coisas.

Primeiro, a extrema fúria dessa direita desgarrada que acaba de sair do armário embutido. 

Segundo, a facilidade com que repetem o que dizem os grandes meios de comunicação. 

E terceiro, a incapacidade para qualquer gesto minimamente civilizado.

Chico saía de um jantar com amigos quando, ao buscar um táxi, passou a ser chamado de ‘petista’.

Ouviu a repetição de clichês idiotas repetidos à exaustão pelos meios de incomunicação e pelos deformadores de opinião. A um dos garotões ele respondeu com humor. Dizia o valentão que defender o PT quando se mora em Paris é fácil. ‘Você mora em Paris?’, perguntou Chico. E o rapaz respondeu: “Não, quem mora em Paris é você!’. Chico, então, perguntou: ‘Você andou lendo a Veja?’. 

A ironia continua sendo uma válvula de escape. Mas para ter ironia é preciso inteligência, artigo definitivamente raro na praça.

Não foi a primeira nem a décima agressão verbal que ele e seus amigos ouvem, todas relacionadas ao PT, a Lula e a Dilma. O mais recomendável é, sempre, fazer ouvidos moucos. Mas também essa regra tem suas exceções. O episódio de segunda-feira foi inevitável: Chico estava no meio da rua, é pessoa pública, reconhecível a milhas marítimas de distância.

Mais grave é saber que não foi a primeira nem a decima ocasião, e também não terá sido a última. O país está polarizado como poucas vezes esteve nos últimos 50 ou 60 anos. O grau de agressividade, de furiosa intransigência dessa direita recém-saída de um imenso armário – certamente embutido – é o que mais chama a atenção. 

E preocupa. Muito. Dizer na cara de alguém ‘Você é um merda’ pode ter consequências sérias. Chico sabia e sabe que qualquer reação à altura não faria outra coisa que atiçar ainda mais a fúria dessa direita desembestada, fartamente alimentada pela grande imprensa. Até nisso a direita recém assumida em sua verdadeira essência é covarde. Até quando?

O país se acostumou às tristes cenas de violência entre torcidas organizadas no futebol. Elas pelo menos têm a decência de se uniformizar, ou seja, é fácil identificar o adversário à distância.

Essa direita troglodita, não. Ataca à traição. E sabe que figuras públicas como as que foram atacadas à sorrelfa não costumam reagir, para não alimentar a sede mesquinha dos escrevedores de intrigas.

Há poucos registros, que eu me lembre, de alguém que tenha saído do armário com tanta sede de ação. Cuidado com eles: tantas ganas reprimidas, quando subitamente liberadas, desconhecem limites.

Chico, que embalou tantos amores, que animou tantas tristezas, que combateu por nós tantas pelejas, não pode ser submetido à intolerância de quem não consegue conviver com quem pensa diferente. Mas Chico é um monumento. Só os pombos têm licença de Deus para afrontar os monumentos.

Realmente essa saida do armário preocupa. Eles estão imbecilizados e a procura de uma reação. As mentiras constantes nas mídias sociais tem muito a ver com isso.

Selvagens se achando a nata da inteligência e da consciência política, estão por toda parte (até mesmo nas universidades e igrejas antes progressistas), sempre a um passo da violência física.
O que sabem fazer? O que têm a propor? Nada! Bizonhos guardiões dos próprios interesses e de suas verdades inabaláveis, embrulhadas em reluzentes preconceitos.

Das trevas, surgem em cada quarteirão, lançando sua verborragia sem sentido ou fundamento, truculentamente abordando pessoas cujo valor e história desconhecem, assim como as causas dos problemas que julgam compreender a partir de toscos elementos colhidos no noticiário tendencioso.
Suplicy, há meses; Chico, agora. Bravo! Soltando a voz nas calçadas, já não pode parar.

O problema não é partidário, mas de civilização x barbárie, de bronquice x sensibilidade, de urbanidade x matutice.

Apesar de vocês, este país haverá de fazer da democracia mais do que um "mal-entendido" (Sérgio Buarque de Hollanda) e da redução das desigualdades uma marca civilizatória na América do Sul.
"Não passarão!", pois de bestas-feras não passam, e mata-burros serão instalados, sem alarde e à luz do dia.

O que mais revolta essa direita troglodita é que agora a senzala tem voz, rosto, cheiro e pode sentar ao lado deles no avião, na faculdade e andar de carro nas mesmas vias. Já vimos o resultado que o ódio latente pode causar com a Alemanha nazista, espero sinceramente que ninguém se cale ao ser acossado diante desses sociopatas.

A que ponto chegou a intolerância dos intolerantes...

Abordar um artista da magnitude de um Chico Buarque, em um momento de lazer em local público para tentar "questionar" suas convicções políticas, é o suprassumo do analfabetismo político, dessas "zelites" que torcem para o caos político e econômico e um dólar nas alturas. 

Quem é esse Tulio Dek mesmo? Esse Garnero Jr, basta dar um Google e ver o quanto o avô, Mário Garnero, levou no escândalo da BrasilInvest, na época áurea da Ditadura Militar.


Em homenagem aos filhinhos de papai desse Brasil que se acham os donos da verdade, andam perambulando pelas ruas do Leblon bebendo Möet dentro de seus carrões importados atropelando trabalhadores em bairros nobres. Como diz a letra do samba do Chico: Vai trabalhar vagabundo!

Estamos todos juntos nessa #somostodoschico


BIO

Thiago Muniz tem 33 anos, colunista dos blog "O Contemporâneo", do site Panorama Tricolor e do blog Eliane de Lacerda. Apaixonado por literatura e amante de Biografias. Caso queiram entrar em contato com ele, basta mandarem um e-mail para: thwrestler@gmail.com. Siga o perfil no Twitter em @thwrestler.



Nenhum comentário:

Postar um comentário