Observo que, talvez pela primeira vez, muitos tomam consciência de que as escolas são deles, e as tratam com carinho e com responsabilidade.
Acho que só isso já tem um valor didático tão grande que nem dá para avaliar.
Num país onde é comum as pessoas acharem que o que é todos não é de ninguém, é bom ver que começa a crescer, entre esses meninos, a ideia de que o que é de todos pertence a cada um.
Cidadania se faz nesses pequenos gestos e nessas pequenas posses, que afinal se revelam enormes.
Acompanho com orgulho e admiração, este que é das poucos movimentos legais acontecendo.
Nunca é tarde p começar a valorizar o que tem valor de verdade.
Num país onde alguns tornam particular a coisa pública, eles são belos exemplos. Remeteu-me à lembrança de uma cidade pune os próprios moradores reformam os jardins e pintam os bancos públicos (se não me falha a memória).
No Japão por exemplo, as escolas não tem faxineiros e quem cuida dela são os alunos e professores. Todos os dias eles tiram um tempo para essa atividade e uma vez por mês eles se dividem em grupos para limparem em volta da escola, já que no Japão não existem garis para essa tarefa. E vou dizer uma coisa, mesmo nas calçadas e guias em volta das escolas) são imensas, pois tem campo para esportes e playground) pegando todo o quarteirão, geralmente não se encontra nem um lixo jogado, a não ser as folhas secas das árvores e plantas.
É exemplo para aqueles universitários, filhos ricos da classe média, que depredaram reitorias em fases de ocupação, como foi na Unicamp algum tempo atrás. Aliás o motivo deles, num dos casos, era reformar o alojamento dos estudantes, em outro caso, acho que em Uberlândia, eles queriam bebidas alcoólicas no campus, deu polícia, foi horrível. Olha a contradição?
Se todos cuidassem da cidade com carinho e dedicação ao coletivo estaríamos em outra situação. É necessário ter esta noção, diria que urgente!
Acho que todo este processo por mais complexo está sendo engrandecedor para conscientização professores, alunos, país ...sociedade né? Estávamos precisando mesmo rever muitas coisas.
É ótimo ver estes estudantes participando e protestando, assim como em SP contra o roubo da merenda. Pena que alguns, talvez por verba governamental, apoiem corruptos.
A verdadeira cidadania se constrói assim, envolvendo o indivíduo no todo para que num futuro o todo possa envolver individualmente a cada um, havendo respeito e reciprocidade de benefícios.
Espero, sinceramente , que esse movimento Ocupa Escola se alastre e chegue não só as Escolas Estaduais de São Paulo e Rio de Janeiro mas também as Escolas MUNICIPAIS de São Paulo. Lá não têm mais merenda há tempos. Será que a fome dos munícipes Paulistanos é diferente da fome dos Paulistas e dos Fluminenses?
Podiam agora formar conselhos de pais para ajudar na administração dessas escolas e acabar com o descaso e desperdício do dinheiro público. Livros que deveriam ter sido entregues aos alunos e estão empilhados em banheiros, apodrecendo, merendas desviadas e por aí afora. Que os alunos consigam realmente com esse movimento começar a consertar um pouco desse estrago.
Sabe, nem nos meus sonhos mais utópicos eu imaginava essa tomada de posição dos alunos. Sei que isso tudo é também um produto das convulsões dicotomizantes que se veem nas redes sociais, mas temos de aproveitar o que está acontecendo.
Essa galera, agora, toma uma consciência pela qual muitos de nós, professores, afirmávamos constantemente em nossas aulas. A escola pode ganhar novos ares, novas possibilidades. A oportunidade está aí. Espero que dela se crie uma nova chance para um futuro de melhores e mais justas chances de sucesso.
Agora tem que ver se há uso de partidos políticos e se cumprirão as horas aulas perdidas sem prejudicar os professores e funcionários. Gosto deste tipo de ação desde o Occupy Wall Street que infelizmente foi prejudicado por infiltrados.
Agora tem que ver se há uso de partidos políticos e se cumprirão as horas aulas perdidas sem prejudicar os professores e funcionários. Gosto deste tipo de ação desde o Occupy Wall Street que infelizmente foi prejudicado por infiltrados.
Estranho somente estar acontecendo agora na véspera do possível afastamento da presidente Dilma. Espero que isso venha para o Bem e que não existam partidos por trás disso.
Cidadania e educação. Quando escuto dizer, por parte inclusive de outros estudantes e de membros das escolas e da secretaria de educação, que o ano letivo está comprometido, fico estarrecido! Ignora-se o valor didático da ocupação e opta-se por uma visão burocrática da educação. Uma tristeza.
Cidadania e educação. Quando escuto dizer, por parte inclusive de outros estudantes e de membros das escolas e da secretaria de educação, que o ano letivo está comprometido, fico estarrecido! Ignora-se o valor didático da ocupação e opta-se por uma visão burocrática da educação. Uma tristeza.
Devia-se estender a ocupação, fazer aulas diferenciadas, discutir com todos o sentido e o valor público das escolas. As escolas e universidades estaduais estão em estado de calamidade. Funcionam de forma precária e sucateada. A gente se acostumou a chamar esses lugares de escolas ou universidades, mas elas estão a muitas léguas de distância de serem efetivamente instituições educativas.
BIO
Thiago Muniz é colunista do blog "O Contemporâneo", do site Panorama Tricolor, do blog Eliane de Lacerda e do blog do Drummond. Apaixonado por literatura e amante de Biografias. Caso queiram entrar em contato com ele, basta mandarem um e-mail para: thwrestler@gmail.com. Siga o perfil no Twitter em @thwrestler.
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