quarta-feira, 5 de agosto de 2015

RIO 2016 e o Legado Olímpico da Despoluição da Baía de Guanabara (Por Thiago Muniz)

WELCOME - RIO DE JANEIRO - cidade insustentável ambientalmente

Todos nós sabemos da situação da Baía de Guanabara aqui no Rio de Janeiro seja por notícias, seja por fotos feitas pelo meu amigo Mário Moscatelli em seu monitoramento constante da região (há quase 20 anos) e por nós mesmos que frequentamos as praias e orlas.

São mais de 25 anos de promessas da despoluição da Baía de Guanabara comarrecadação de verba, para tal fim, somando-se um total de R$ 10 Bilhões. Promessas que não foram cumpridas.

Em 2009, o Rio de Janeiro ganhou a concorrência para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 - Rio 2016, uma das promessas (requisitos) para a realização dos jogos era o saneamento (tratamento de esgotos) de 80% da Baía de Guanabara. Promessa que não será cumprida. Este seria o maior legado que o Rio de Janeiro e o Brasil receberia das Olimpíadas.

Em 10 de março deste ano de 2015 foi feito um convênio com a Holanda sobre um sistema de monitoramento de lixo flutuante para a Baía de Guanabara, que aumentaria a eficiência das ecobarreiras e dos ecobarcos. Onde anda essa eficiência?

Na mesma data (10 de março de 2015) foi noticiado que o COI cobrava a meta dos 80% de saneamento da Baía de Guanabara. Ainda em 24 de março de 2015 foi noticiado: "Um dia depois do prefeito Eduardo Paes dizer que o Rio perdeu a chance de despoluir a Baía de Guanabara, o governador Luiz Fernando Pezão anunciou investimentos de R$ 500 milhões para tratar os dejetos lançados nela.

Pezão disse que a verba permitirá avançar no cumprimento da meta olímpica de tratar 80%". Mas em janeiro deste ano de 2015 o Secretário Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro disse: "Não vai acontecer" descartando qualquer possibilidade da meta dos 80% ser atingida. O COI cobrou a meta, mesmo sabendo que o Governo do Rio anunciou que a mesma "Não vai acontecer" e o Governador também anunciou investimentos que permitiriam chegar nos 80% da meta, sabendo que não era possível?

Em junho deste ano de 2015 foi criada uma comissão (mais uma): a "Comissão Especial da Baía da Guanabara" "O grupo vai tentar identificar as causas da ineficiência do plano de despoluição da baía. A comissão pretende ainda avaliar o tamanho do impacto da expansão das atividades industriais na baía e entender por que as pesquisas sobre degradação ambiental não são bem aproveitadas por lá." Não sei bem o que andam fazendo...

Em julho de 2015 foi noticiado que "Uma análise da qualidade da água encomendada pela Associated Press-AP, encontrou níveis perigosamente altos de vírus e bactérias de esgoto humano em locais de competições olímpicas e paralímpicas."

Recentemente (3 de agosto de 2015) foi anunciado mais um plano do Governo junto com 7 universidades para a despoluição/saneamento (nem eles sabem ao certo) da Baía de Guanabara, mas com um prazo de mais 20 anos (2030?!?!?!), claro com mais um aporte de verba.

Hoje, 5 de agosto de 2015, o presidente do Comitê Rio-2016 disse em entrevista coletiva que "Tivemos relatos de atletas que nadaram com os peixes". Eu gostaria de ter ouvido isso dito pelos atletas, mas...

Estamos a 1 ano da realização dos jogos e na mesma entrevista coletiva do presidente do Comitê Rio-2016 de hoje, 5 de agosto de 2015, o Prefeito do Rio de Janeiro diz que prevê 60% de saneamento da Baía de Guanabara até o início dos jogos Olímpicos - Rio 2016. Mais uma promessa. "Acredite se quiser!"

Resumindo, vários discursos, vários relatos, várias promessas, novo prazo, novas metas, mais verba, mas solução que é bom, ainda não tem nenhuma e nós cariocas e brasileiros junto com todos os seres vivos da Baía de Guanabara continuamos a assistir a degradação total do ambiente.

Reforço que não sou contra os Jogos Olímpicos, mas sim com o descaso que a Baía de Guanabara vem sofrendo ao longo de todos esses anos.

O que falta para o governo do Estado do Rio admitir que a cidade não está preparada para abrigar as disputas de vela nas Olimpíadas de 2016? Já não bastasse o relatório internacional que indicava a existência de degetos impróprios em toda a extensão, a foto divulgada hoje (3) pelo biólogo Mario Moscatelli, uma espécie de paladino em defesa da recuperação das águas do mar, lagoas e rios da cidade, é a pá de cal. A partir daí deixaria de ser burrice dos nossos governantes, e passaria a se contabilizar crime.

Em carta encaminhada ao governador Pezão, Moscatelli pede que prevaleça o bom senso:

"Independente de nossas opiniões diferentes sobre a qualidade da baía de Guanabara e dos esforços desenvolvidos para o atual quadro, devo alertar-lhe que diante do que vi hoje (31/07/2015), um dia após a polêmica mundial sobre a questão da contaminação das águas, chego a conclusão que existe uma ação intencional de denegrir ainda mais a imagem de minha cidade.

Observe o estado de degradação da enseada de Botafogo às 9:45 desta sexta, onde o esgoto toma boa parte da enseada.

Apesar da estatal CEDAE alegar que é esgoto clandestino, eu afirmo que essa quantidade não é apenas de ligações ilegais. Esse esgoto vem de redes de esgoto, pois o volume é GIGANTESCO e PERMANENTE.

Peço sua atenção para essa situação que no meu entender é uma CLARA, INEQUÍVOCA AÇÃO DE SABOTAGEM contra nossa cidade.
Essa situação exige uma ação pessoal sua!
Agradecido.

Biólogo Mario Moscatelli
"

































Fontes:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/07/despoluicao-da-baia-de-guanabara-ja-gastou-r-10-bi-e-preve-mais-r-20-bi.html

http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/olimpiada-de-2016-sera-no-rio-de-janeiro-bx904g8k5gfpdq697nptgl2dq

http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=2360017

http://www.inea.rj.gov.br/Portal/Noticias/INEA0077136&lang=PT-BR#ad-image-0

http://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/Miami/pt-br/file/2015_4_8.pdf

http://oglobo.globo.com/rio/coleta-de-lixo-na-baia-de-guanabara-recebera-apoio-de-sistema-doado-pelo-governo-da-holanda-15560302

http://esportes.estadao.com.br/noticias/geral,rio-descarta-meta-de-despoluir-80-da-baia-de-guanabara-ate-2016,1623920

http://extra.globo.com/noticias/extra-extra/alerj-instala-comissao-especial-da-baia-de-guanabara-16592331.html

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/07/atletas-podem-contrair-doencas-nas-aguas-olimpicas-do-rio-diz-agencia.html

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/03/pezao-anuncia-r-500-milhoes-para-despoluir-baia-de-guanabara.html

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/08/rj-lanca-mais-um-projeto-para-despoluir-baia-de-guanabara.html

http://oglobo.globo.com/rio/baia-de-guanabara-so-deve-ser-totalmente-despoluida-em-20-anos-17067700

http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/olimpiada/noticia/2015/08/nuzman-sobre-aguas-do-rio-tivemos-relatos-de-atletas-que-nadaram-com-os-peixes-4817776.html

http://www.mancheteonline.com.br/paes-fala-sobre-relacao-com-coi-legado-das-olimpiadas-e-despoluicao-da-baia/


BIO

Thiago Muniz tem 33 anos, colunista dos blog "O Contemporâneo", do site Panorama Tricolor e do blog Eliane de Lacerda. Apaixonado por literatura e amante de Biografias. Caso queiram entrar em contato com ele, basta mandarem um e-mail para:thwrestler@gmail.com. Siga o perfil no Twitter em @thwrestler.


Nenhum comentário:

Postar um comentário