quinta-feira, 7 de maio de 2015

Entenda o Ajuste Fiscal do Governo (Por Thiago Muniz)

O ajuste fiscal é um pacote de medidas que restringe benefícios trabalhistas e previdenciários. Existem outras maneiras do governo economizar. Ao invés de piorar a vida dos trabalhadores e aposentados, o governo deveria, dentre outras medidas:

1) instituir o Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF);

2) dobrar a alíquota da Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL) das instituições financeiras;

3) fazer auditoria da dívida pública (prevista na Constituição Federal);

4) tomar medidas para recuperar o que foi sonegado/roubado pelos super ricos (como no escândalo do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - CARF).

Tudo isso somaria, no mínimo, 100 BILHÕES de reais/ano para os cofres públicos. Bem mais do que os 15 bilhões que o governo pretende economizar com as medidas sobre os "de baixo".

Sem contar as urgentes medidas de controle sobre a evasão ilegal de divisas, que faz com que os "super ricos" do Brasil mantenham 520 bilhões de dólares (US$ 520 bi) em paraísos fiscais.

De que modo podemos esperar uma contribuição patriótica e representativa de tal grupo de pretensos representantes populares, que sempre nos mostram que se auto-representam?

Sabemos que não passaria os impostos sobre grande fortunas. Eles não iriam aprovar sair dinheiro do próprio bolso. Agora quanto essas medidas aceitas hoje, quem procurou foi o povo, pois usavam um benefício errado. A cada 6 meses saíam do emprego porque sabiam que iriam receber por mais 4 meses sem trabalhar. Se enforcaram com a própria corda.

As pensões também; meninas se casando com velhos para garantir o futuro e outros se casando para a fortuna continuar em família. Sinceramente pra mim não foi o trabalhador prejudicado, mas sim o vagabundo. E o ajuste se faz necessário no momento.

Eu queria entender como que se defende o interesse do trabalhador sem ter oportunidade de emprego?

Segue a ilustração do ajuste fiscal:

BIO

Thiago Muniz tem 33 anos, colunista dos blog "O Contemporâneo", do site Panorama Tricolor e do blog Eliane de Lacerda. Apaixonado por literatura e amante de Biografias. Caso queiram entrar em contato com ele, basta mandarem um e-mail para:thwrestler@gmail.com. Siga o perfil no Twitter em @thwrestler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário