quarta-feira, 29 de abril de 2015

Basta de Massacre com os PROFESSORES (Por Thiago Muniz)

"Quem tem Poder não faz uso de violência. A violência se impõem quando existe incapacidade de argumentação e falência da interlocução, do diálogo. A violência é o signo do enfraquecimento ou da perda do poder.(Hannah Arendt - filósofa).

Se nos causa indignação saber que um professor foi ameaçado ou agredido em uma escola, imagine saber que vários professores são agredidos e feridos, neste instante, pela polícia do Estado do Paraná.

O governador Beto Richa (PSDB) autorizou que sua polícia descesse o porrete e bombas de efeito moral, contra professores que protestam por seus direitos!

No Estado de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB, também!) ignora os professores que protestam e que há meses estão em greve. Não sei o que fica pior, ser ignorado e menosprezado ou agredido fisicamente. Não se espera algo de um governo que maltrata seus professores.

Resta nossa indignação!

O que esperar de um país que trata seus professores na base da porrada?

150 feridos, praça de guerra, violência covarde, bombas lançadas de todo lado. O governo do PSDB do Paraná "dialoga" assim, na truculência. Nossa plena solidariedade aos servidores - na sua maioria professores - paranaenses, vítimas da estupidez opressora. Já manifestamos isso no plenário da Câmara dos Deputados.

O Estado do Paraná vive hoje mais um dia triste para a democracia brasileira. O poder instituído demonstra total incoerência com os preceitos constitucionais que exigem o respeito à liberdade de expressão. Um cidadão que não possa manifestar suas discordâncias com as decisões tomadas pelo poder instituído deixa de ser participante ativo da sociedade e passa a ser um mero espectador. Só aceitam a cidadania do aplauso?

A democracia exige um esforço constante de diálogo com a população. Em especial, requer-se a participação constante e contínua daqueles que são diretamente afetados pelas leis formuladas. Não se pode ser justa uma atitude que contraria tal preceito.

A autonomia, a inclusão e o direito de expressão são corolários de uma sociedade aberta à pluralidade.

Os acontecimentos no Paraná não podem passar impunes. Os excessos e o desrespeito ao direito de manifestação precisam ser apurados. Somente assim teremos uma democracia pulsante e realmente produtora de consensos.

Estou aqui esperando alguma "dondoca" bater panela contra este massacre orquestrado e autorizado pelos tucanalhas que governam o Paraná. Todo o apoio aos Professores e demais Servidores! Vergonhoso. Vivemos uma falsa democracia. Não querem o povo educado e instruído. É só falta de respeito e roubalheira.

É este o caminho que a direita segue, ou seja, o do ódio e violência. Como se diz "com a direita não há dialogo, somente porrada". Eles não imaginam um mundo em que o outro possa reivindicar e opinar. A direita entende somente discurso único e que esteseja o dela. Um discurso no qual ela manda e pronto; no qual ela nega verdades universais e direitos dos trabalhadores; e coloca a verdade dela em pauta; no qual não há discordância de suas ideias.

Lamentável ver a polícia, força repressiva do Estado capitalista e autoritário agredindo professores. O pior, tanto os policiais, quanto os professores são trabalhadores e vítimas deste Estado perverso.

Os Sindicatos dos Professores no País todo deveriam convocar um Protesto no País inteiro! Um dia de Paralisação em Solidariedade aos Educadores do Paraná! E "botar a boca no trombone". Divulgar esta barbárie!

É assim que a Pátria Educadora trata seus mestres. Uma vergonha senhores! Eu como professora me sinto aviltada. O dia que o povo começar a escutar os professores vai junto exigir uma Educação de qualidade para seus filhos, vai questionar como é gasta verbas federais como o FUNDEB e por aí vai. Enquanto nosso povo estiver com as vendas nos olhos, ficará assim comendo as migalhas que caem seus pratos e ainda dizendo:- "Deus lhe pague!".

Fotos: Twitter/Reprodução

#BrasilComOsProfessoresDoParaná


BIO

Thiago Muniz tem 33 anos, colunista dos blog "O Contemporâneo", do site Panorama Tricolor e do blog Eliane de Lacerda. Apaixonado por literatura e amante de Biografias. Caso queiram entrar em contato com ele, basta mandarem um e-mail para:thwrestler@gmail.com. Siga o perfil no Twitter em @thwrestler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário