quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Perversão Eleitoral

Fraude pela mentira é grave porque perverte a própria democracia.



O Brasil descobriu o quanto o seu sistema político-administrativo é corrupto no comportamento de seus dirigentes. Não percebeu ainda as outras formas de corrupção que este sistema carrega.



Mesmo quando um político ou administrador não desvia dinheiro para sua conta pessoal, ele está sendo corrupto quando desperdiça recursos, beneficia apenas privilegiados, depreda o meio ambiente, aumenta a violência, provoca escassez ou inflação. Esta é uma forma discreta, às vezes mais grave, de corrupção, pelo seu tamanho e duração nos impactos negativos dos resultados. Por exemplo, em um tempo em que a população não tem água potável, nem tratamento de esgoto e as escolas estão degradadas, é corrupção construir prédios públicos suntuosos, mesmo sem apropriação privada do dinheiro público.
Outra corrupção política é a velha fraude eleitoral que foi praticada no Brasil ao longo da história. As urnas eletrônicas permitem imaginar que esta corrupção foi eliminada, pelo menos até quando algum hacker for capaz de manipular os dados eleitorais. Se esta corrupção parece superada no momento, a atual eleição tem sido exemplo de outra corrupção eleitoral pelo sistemático uso de marketing com mentiras para desconstruir imagens de oponentes. É a corrupção do tipo Joseph Goebbels.


O debate e o enfrentamento de ideias são características fundamentais da democracia. Seria extremamente positivo um debate sério sobre o impacto da autonomia do Banco Central: se esta é uma forma de proteger a moeda ou, ao contrário, de entregá-la à voracidade do sistema financeiro. Mas uma forma de corrupção eleitoral é repetir, até virar verdade na opinião do eleitor, que a autonomia do Banco Central seria a forma encontrada por uma candidata para tirar comida da mesa dos pobres e enriquecer os ricos banqueiros. Dizer que um candidato vai desfazer programas sociais que estão previstos no próprio programa do candidato também é uma forma de corrupção.

A fraude pela mentira é grave porque perverte a própria democracia, graças aos truques de marketing que transformam mentiras em verdades. A fraude corrompe por meio do desconhecimento que o eleitor tem da realidade e pela dificuldade de analisar os discursos no curto período eleitoral. Nas últimas semanas, o candidato Aécio acusou Marina de ser o mesmo que o PT, a candidata Dilma acusou Marina de ser igual ao PSDB e o eleitor acreditou nas duas afirmações, mesmo que uma anule a outra.

Ninguém pode criar regras para impedir a mentira nas campanhas. A única maneira de abortar a corrupção eleitoral da mentira é educar o eleitor. Eis a maior das corrupções da política no Brasil: o desprezo à educação de nossas crianças e, consequentemente, à da população. A esperteza praticada pelo político é a mãe da corrupção, o pai é o desconhecimento do eleitor. Talvez, por isso, a esperteza não trabalhe para eliminar o desconhecimento.

O que vejo nas redes sociais atualmente é um ambiente de ódio. Apenas ódio. As pessoas deixaram de ser humanas para assumirem uma postura de selvagens. Não conseguem debater absolutamente nada sobre a questão séria da política Brasileira. Estão cegos e quem está cego não consegue fazer nenhuma mudança.





Estou totalmente acostumado a ser hostilizado nas minhas redes sociais, por defender meus pontos de vista independente do teor de intolerância que isso pode causar. Mas o que tenho visto passou do limite do aceitável. 


Pessoas com avatares de candidatos a presidência se xingando, se ofendendo, se matando, para defender uma idéia que nem elas mesmas tem certeza de que vão se realizar. 


Essa posição PT x anti-PT - não ajuda ninguém. Só nubla ainda mais o brasileiro médio, senso comum que se guia pela mídia de massa e faz da opinião geral a sua opinião.


O PT fez muitas coisas positivas pelo Brasil SIM, senhoras e senhores. O PT fez muitos de vocês usarem seus Facebook para ostentar suas viagens, carros novos, suas casas próprias entre outros benefícios econômicos. 


O PT também fez muitas coisas negativas. Deixou de ser um partido que defendia a ética e se aproveitou do poder para corromper instituições. Contudo esse não foi o maior pecado do PT. O Maior pecado do PT, foi não ter assumido seus erros. Pois se o tivesse feito, contaria com muito mais simpatia. 
Já o PSDB tem uma história suja. Tão suja quanto a do PT. 


Fez coisas positivas pelo país? Sim. Conseguiu estabilizar a economia. Isso por si só é digno de ser exaltado. Mas privatizou de forma IRRESPONSÁVEL várias Estatais que poderiam ter rendido lucros ao nosso país, se não fossem dadas a preço de BANANA para os investidores estrangeiros. 


O PSDB contou com a ajuda de uma parte da mídia para colocar para debaixo do tapete seu atos de corrupção. E em seu período de Governo não havia a internet como existe hoje. Não havia tecnologia para mostrar o dinheiro na cueca, as pequenas câmeras escondidas que desbarataram os esquemas do PT. Foi o PSDB quem inventou essa maldita Reeleição. Quem COMPROU os deputados e senadores para que pudesse reeleger senhor FHC, mas que não contava que o feitiço iria virar contra o feiticeiro.


Então, PT e PSDB são partidos PRIMOS nos que se diz respeito a corrupção. Ambos possuem prática semelhantes de ROUBO do Estado. O que vemos se desenhando hoje no país é um cenário de guerra.


Uma direita Conservadora assumindo postos no Congresso nacional incitando jovens e gente que NUNCA SE INTERESSOU POR POLÍTICA, movidos por uma ótica BURRA, de que a esquerda representa apenas o COMUNISMO E O SOCIALISMO. Como se não pudesse haver uma transformação e uma real adaptação da Esquerda a REALIDADE CAPITALISTA DO MUNDO.


Seria o mesmo que pensar que TODOS QUE SÃO DA DIREITA apóiam e se sustentam por DITADURAS como a que nos guiou de 64 até meados dos anos 80.



O Facebook que poderia ser palco de debates interessantes e esclarecedores, se tornou um ringue de batalhas campais protagonizadas por animais que nascem do anonimato e da garantia de seus perfis atrás de computadores. 

QUEM GANHA? 
A Politicagem barata. Que se vende como salvação. Não há salvação quando todos estão CEGOS. Não importa o lado.


Minha página sempre se propôs ao debate, e acho muito humilhante, não para mim, mas para o nosso país, ver seus cidadãos se matando por MIGALHAS oferecidas por Partidos Políticos que usam das mesmas velhas estratégias para conseguir não eleitores, mas OVELHAS E GADOS que façam de suas vontade de poder o desejo de todos.

Sinto muito. Mas esse jogo está SUJO DEMAIS. Continuarei aqui apresentando propostas, debates, e fazendo movimentar o senso crítico de quem me segue.


Mas deixo meu repúdio TOTAL a intolerância de opiniões.


Gente que diz que quem é de Esquerda APÓIA DITADURAS, mas que impõe sua opinião sem respeitar a dos outros como se fossem ditadores.





Só lamento pelo cenário que está se desenhando.


Só vejo TREVAS para esse país, independente de quem venha a ganhar as eleições. Porque quem se alimenta de ódio e alimenta o ódio não colherá AMOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário