sábado, 30 de agosto de 2014

Jogos políticos, campanhas e corrupções

Acho, no mínimo, muito ingênua a atitude das pessoas que fazem a associação entre corrupção e o PT. E ainda, acreditam que com a retirada do PT do governo o Brasil ficará livre desse mal. Ledo engano, penso eu. As pessoas querem a solução sem sequer conhecer a causa do problema. Crer em um novo governo que limpará nosso país dessa grande desvirtuação é o mesmo que acreditar que acabando com os aviõezinhos do narcotráfico solucionaremos a violência que ele gera.

O buraco é mais embaixo: está no financiamento privado de campanhas eleitorais. Este sim é o genuíno berço da corrupção no Brasil. Para quem não entende como as campanhas funcionam, vou tentar explicar com poucas palavras. Uma grande empresa financia a campanha eleitoral de algum candidato. O vencedor, por ter sido financiado (e desejando novo financiamento dali a quatro anos, é claro), favorece os interesses da empresa. Esta, por sua vez, renova suas “doações” nas eleições seguintes. Em outras palavras, quem recebeu dinheiro para fazer campanha, devolverá o valor recebido com juros e correção monetária. E assim caminha a nossa democracia. Vai daí que dá para entender muito bem o por que de os principais financiadores de campanha eleitoral no país serem as empreiteiras, que também são o setor mais acionado para obras públicas.

Como se livrar de toda essa estrutura então? Só há uma maneira, pelo pouco que entendo desse assunto: Reforma Política. Reclamar do PT e colocar Aécio ou Marina não resolve a raiz de nosso problema, ok? Pode ter muita serventia em outras áreas, concordo. Quiçá melhorar em outros campos que não seja o de continuar diminuindo a desigualdade social. Mas para esse problemaço específico, vai sonhando, querido, que Aécio e Marina resolverão a maior imperfeição de nosso sistema político.

Temos que nos unir em relação a isso. A solução só pode vir do povo, pois, não se pode esperar que o Congresso Nacional, verdadeiro balcão de negócios de interesses privados, faça ele próprio uma Reforma Política que liquide com seus privilégios, concordam?

Enfim, se quiser votar em Aécio ou Marina, ok, é um direito seu. Mas sem ingenuidade, combinado?

Bom, vai que isso rola. Como financiar os gastos de uma campanha eleitoral se os empresários forem proibidos de contribuir? Boa pergunta. Não sei. Mas vislumbro um caminho. Da mesma forma como sou contra usar dinheiro público para financiar igrejas, também sou contra usar dinheiro público para financiar partidos políticos. No entanto, entendo que as campanhas eleitorais são uma instituição pública, através da qual a população escolhe quem governará o país. Nessa esteira, o mais adequado seria que para as campanhas eleitorais tivessem financiamento público. Melhor seria se esse fosse associado ao financiamento privado de pessoas físicas, devidamente limitados para não retornarmos ao ponto que estamos. Uma opção.
A raiz do problema esta na falta de punição. E somente isto.. o resto se ajusta sozinho.

Estou lendo um livro de Fernando Pessoa (o poeta) chamado "A Sociologia do Comercio" de 1926 onde concordo, e sempre concordei, com estas ideias. Ele descreveu muito bem a Lei Seca (estamos em 1926) nos EUA e o malefício do controle estatal em todos os assuntos.

Vai mudar o sistema de financiamento... ok... vai se arrumar novas formas de se driblar, pois ha FALTA DE PUNIÇÃO, há falta de consequência para os atos errados.

Porque as pessoas ao saltarem de paraquedas tomam uma série de cuidados? porque se não seguir as prevenções e o paraquedas não abrir, ela morre.

Porque pessoas não usam Crack, Cocaina e outras drogas? porque a consequencia é a destruição dos neurônios.

Porque uma aluno "cola" na prova em uma escola pública e não "cola" ( ou quando faz, faz com medo) em uma escola tipo São Bento ou no vestibular?

Para finalizar com um último exemplo, lembro de uma frase de Juca Chaves: "Quando a mulher quer trair, mesmo trancada dentro do armário, trai com o cabide"....

ps. Quanto ao PT... a corrupção neste governo foi MAIOR que em todos os outros.... a propósito... onde anda os 30 milhoes de reais dados em 2010 a UNE para a construção da sede no flamengo.... ainda não vi nada lá.

Porque o Lula-PT PROIBIU o TCU de auditar as contas dos sindicatos, que recebem dinheiro público?

Novamente... uma prostituta na igreja tem um significado diferente de uma freira em um prostíbulo.



A corrupção veio à tona, saiu de debaixo do tapete no governo do PT, porque foi o governo do PT que criou os mecanismos investigatórios para tirá-la de lá. É só por isso que você pensa que ela foi maior do que em outros governos. Na época de FHC havia um engavetador geral. Nos governos PT as coisas são investigadas. Tanto que políticos do PT estão pagando um preço bem alto por terem, simplesmente, cometido os mesmos delitos que sempre foram cometidos, justamente por culpa de nosso sistema, que precisa, sim, de reforma urgente. Se a reforma política não representa a solução de tudo - até porque isso é utopia - ela é a única maneira de começarmos uma renovação efetiva.

Reforma política e regulação da mídia, porque é essa absurda hegemonia midiática que faz com que todos vivam como na caverna de Platão, com um foco de luz clareando e ampliando apenas o que eles querem que enxerguemos. A privataria tucana e o trensalão tucano foram infinitamente maiores do que o mensalão petista. E o mensalão tucano, está prescrevendo e seus corruptos estão todos se safando, enquanto Dirceu e Genoíno, que ajudaram o PT a tirar mais de 30 milhões de brasileiros da extrema pobreza, que ajudaram a classe média melhorar seu padrão de vida, que inseriram os pobres nas universidades, que elevaram o Brasil à sétima economia do mundo, que ajudaram o Brasil a deixar de ser um devedor do FMI para emprestar dinheiro ao FMI e ainda fundar o BRICS, escapando da hegemonia americana, e promovendo infinitas outras melhorias estão presos. Procure os números REAIS da corrupção tucana e compare-os ais números do que dizem ser corrupção do PT antes de sair por aí afirmando uma inverdade como essa que afirmou, que no governo do PT a corrupção foi maior do que nos outros. Quem não é politizado acredita, e fica imaginando que se votar na Candidata Frankeinstein - uma ambientalista evangélica anti casamento gay e anti aborto que tem um vice ligado ao agronegócio e a transgênicos e a favor do casamento gay e do aborto - um verdadeiro samba do crioulo doido, enfim - e que tem parceria com uma Neca Setúbal do Itaú, que deve uma fortuna em impostos ao Governo Federal e que cobra juros extorsivos de seus clientes vá resolver is problemas do Brasil. 

Antes de ficarmos discutindo sobre as mentiras que essa nossa mídia inescrupulosa inventa, vamos olhar para o Brasil real e analisar: o que piorou nas nossas vidas depois do PT? Creio que quem fizer essa análise honestamente e for a números reais não conseguirá sustentar a própria crítica. A menos que tenha menos de doze anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário