quarta-feira, 16 de abril de 2014

VOCÊ SABE O QUE É TKCSA?

À beira da Baía de Sepetiba, colado à foz de um rio, rodeado por zonas de pesca artesanal, junto a uma região urbana densamente populada, em uma área que pequenos produtores rurais reivindicavam para assentamento.

Um local dentro da cidade "turística" e "ecológica" do Rio de Janeiro que tinha TODAS as características para onde NÃO se deve construir uma usina siderúrgica altamente poluente. Foi lá que, por obra de nossos governantes municipais, estaduais e federal, se instalou a TKCSA, um dos empreendimentos mais desastrosos da História do Rio de Janeiro.

CSA é a sigla para a Companhia Siderúrgica do Atlântico, gigantesca usina localizada na zona oeste do Rio, junto aos bairros de Santa Cruz, Sepetiba e Pedra de Guaratiba. O 'TK' vem de Thyssenkrupp, multinacional alemã que gerencia a usina junto com a multinacional brasileira Vale, que detém 10% do negócio.

Com sua instalação, os produtores rurais foram despejados. Os pescadores artesanais ficaram sem peixe, sem trabalho e com doenças de pele. A população local sofre com uma chuva de pó de aço expelido pela usina e não vêem nem a cor dos poucos empregos que ela gera.

Para piorar, os que se mobilizaram contra a usina sofreram ameaças de milicianos da região, contratados, vejam só!, pela própria TKCSA para fazer a segurança do empreendimento. Até denúncia grave de trabalhadores chineses em situação análoga à escravidão surgiu contra a empresa.

Mas as isenções fiscais e os pesados investimentos públicos a juros baixíssimos seguiram sendo viabilizados. Na foto, de julho de 2010, data da inauguração da usina, podemos ver os sorrisos de Eduardo Paes, Sergio Cabral e Lula, além dos empresários responsáveis, entre eles Roger Agnelli, ex-presidente da Vale).

O jogo só começou a virar quando a imprensa internacional começou a amplificar o grito dos movimentos que organizaram a campanha 'PARE TKCSA!'. Quando a usina entrou em funcionamento e a chuva de poeira tóxica começou a cair, ficou impossível para os principais meios de comunicação do país ignorarem os absurdos que estavam escancarados ali, pra quem quisesse ver. A crise foi grande e os empresários tentaram até vender a usina.

Ainda assim, a TKCSA CONTINUA em atividade mesmo sem ter sua LICENÇA AMBIENTAL concluída. É um absurdo.

O que também continua é a campanha da sociedade civil para que a siderúrgica seja fechada, com assistência plena aos seus empregados.

Há pouco, eles lançaram um Blog. Acompanhe as notícias por lá:
http://paretkcsa.blogspot.com.br/










Nenhum comentário:

Postar um comentário