quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

FENÔMENO SELFIE

Para quem não conhece esse novo termo, Selfie é uma espécie de autoretrato, um ato muito comum para usuários de rede sociais.

Selfie é uma palavra em inglês, um neologismo com origem no termo self-portrait, que significa autoretrato, e é uma foto tirada e compartilhada na internet.
Normalmente uma selfie é tirada pela própria pessoa que aparece na foto, com um celular que possui uma câmera incorporada, com um smartphone, por exemplo. Também pode ser tirada com uma câmera digital ou webcam. A particularidade de uma selfie é que ela é tirada com o objetivo de ser compartilhada em uma rede social como Facebook, Orkut ou Myspace, por exemplo. Uma selfie pode ser tirada com apenas uma pessoa, com um grupo de amigos ou mesmo com celebridades.
Em 2013, os responsáveis pelos dicionários da Oxford escolheram selfie como a palavra do ano. Um dos motivos para esta escolha foi o fato de esta palavra ter crescido 17000% em 2013, o que confirma o seu estatuto de uma das palavras mais procuradas em um ano.
Algumas selfies que são compartilhadas acabam aparecendo em sites de humor, porque as pessoas fazem caras engraçadas (mandando beijinho, também conhecida como "duck face" ou cara de pato) ou porque alguma coisa estranha ou hilariante aparece em segundo plano.
Esse efeito cresceu tanto num curto espaço de tempo que a moda entrou nos meios diplomáticos.

Destaque para o "Selfie" entre o presidente dos Estados Unidos; Barack Obama, premiê inglês David Cameron e a primeira-ministra dinamarquesa Helle Thorning-Schmidt.

Quem parece que não gostou nem um pouco da brincadeira foi a primeira dama norte americana, Michelle Obama. Será que o Obama vai adicionar o Raul Castro no Facebook?





Nenhum comentário:

Postar um comentário