terça-feira, 19 de novembro de 2013

CONSCIÊNCIA NEGRA ou CONSCIÊNCIA DE IGUALDADES?

Falar que o "Dia da Consciência Negra" é estimular o preconceito porque consciência não tem cor ou algo que o valha é, para mim, argumento de branco ou de Morgan Freeman, um negro podre de rico e estrela "roliudiana". 

Todos os anos há os que insistem no clichê: “e porque não tem também o Dia da Consciência Branca?”. Não raro, estes são os mesmos que no Dia Internacional da Mulher questionam sobre o Dia do Homem ou/e que no dia do Orgulho Gay questionam sobre o Dia do Orgulho Heterossexual. A estes, temos sempre que explicar que estas datas se colocam como momentos de reflexão e atenção para uma opressão muito real sobre muitos indivíduos.



Mas que amanhã seja aproveitado para passear. Se você for a um restaurante, olhe para o lado e veja quantos negros existem em condições de igualdade. Se for ao cinema, idem. Teatro, passeio na Lagoa, circo, shopping...idem, idem, idem. Sim. Em todos encontraremos negros, mas em sua maioria como garçons, babás vestidas de branco, serventes, faxineiros, porteiros ou coisas similares. 


Se você não concorda com o feriado, respeito, mas gostaria que você o usasse para passar o dia em um lugar cheio de negros. Talvez você se sinta mal, tenha medo, cautela e queira algo melhor para aproveitar o seu dia de Sol reclamando de cotas, de feriados e de outras coisas que incentivem a igualdade de oportunidades.

Opressões, discriminações, violências psicológicas e físicas são praticadas sim senhor, e temos que incentivar que estas populações que sofrem estas violências criem visibilidade para suas causas e lutem para que sejam colocadas na pauta dos problemas a serem resolvidos com urgência! Por isso, amanhã, saudemos o Dia da Consciência Negra, em favor da tolerância e da convivência entre todas as culturas e raças e do respeito profundo aos direitos humanos. O dia de amanhã é justo, honesto, solidário e necessário, sim senhora. E, digo mais, urgente. 


Ser contra essa grande oportunidade de reflexão e de se unir a causa isso sim é aumentar a diferença.

Fica a Dica !!! Vamos ser mais inteligentes perante a nós mesmos e mudar as nossas atitudes com relação a preconceitos, principalmente envolvendo raças.

Todos nós somos iguais perante a Constituição !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário